1 de mai. de 2009

Rio 2016: você concorda?

Hoje, dia 1º de maio, centenas de cariocas estão na praia de copacabana, vestidos de verde e amarelo, dizendo: "Eu quero Rio 2016!"
Sem dúvidas, o Rio é lindo.
No site da candidatura da cidade aos jogos olímpicos e paraolímpicos, muita cor e confiança. Na barra de índice do site, mais precisamente no link "A cidade", vem escrito:

"O Rio de Janeiro continua realmente lindo. A Cidade, cada vez mais Maravilhosa. Com suas belezas naturais, uma das mais belas orlas marítimas do mundo, formada por 14 praias, a alegria contagiante e acolhedora de seis milhões de habitantes espalhados por 159 bairros, uma diversidade e vida cultural única e efervescente, o cartão postal do Brasil recebe o mundo de braços abertos."


Eu gostaria de ver essa cidade recebendo pessoas de todo o mundo. Mas, de que adianta se essa mesma cidade não consegue tomar conta de seus próprios habitantes? De que adianta as praias de beleza exuberante, se existem bairros onde a infraestrutura é pior que precária? Problemas nas áreas de transporte, saúde e segurança? Não, imagina! Eu quero minha cidade recebendo toda a energia que os Jogos oferecem. No entanto, no dia 1º de maio eu iria à copacabana dizer "Eu quero minha cidade organizada!". Quem sabe amanhã, ou depois de terem pensado nesses "pequenos" poréns, eu decida incentivar.

By the way, 1º de maio? Ah sim! Parabéns trabalhadores ;)

4 comentários:

  1. Olá Renata!
    Realmente o Rio de Janeiro é lindo e encantador, mas uma cidade que têm muitos problemas devido a falta de seriedade e incompetência dos nossos políticos. Somente a concientização política da população poderá um dia mudar esse cenário e devolver à cidade maravilhosa a paz e a dignidade perdida.
    Beijo, obrigada pela visita

    ResponderExcluir
  2. Sou carioca ,moro no rio de janeiro , não vou mentir falando q não gostaria que fosse aq no rio . So q é preciso pensar um pouco melhor!
    O rio de janeiro tem muitos problemas . Transporte , violencia .
    Acho q não seria correto não!
    Apesar q vai ter a copa do mundo ai né!
    Eu sinto q isso vai queimar total o brasil . mas fazer oq né!

    ResponderExcluir
  3. Candidatura absurda, megalomaníaca. Onde já se viu um pais querer gastar bilhões, de contribuintes do pais todo quando há tantos problemas a serem resolvidos? Em que o Rio sediar os jogos vai melhorar a vida do brasileiro? Se há dinheiro para propagandear a beleza da cidade (que de fato é maravilhosa), que se invista da saúde e na segurança...

    ResponderExcluir
  4. Brigada pelos comentários galera :)
    Eu ainda vou acrescentar outra área além de saúde e segurança: educação.
    Pois é, alguma semelhança com o que aconteceu nos jogos do Pan? As instalações totalmente abandonadaas. Com o dinheiro que investiram, quantos livros poderiam ter sido comprados? Quanto poderia ter sido investido nos equipamentos de laboratórios de ciêsncia, química, física? Vexame.

    ResponderExcluir