23 de jul. de 2011

Missão barriga no fogão, ativar!

Tentarei, me prometo que tentarei, fazer algo culinarístico todo final de semana. Quero desencalhar meu caderno de receitas, pois, afinal, tem MUITA coisa que eu programo (e quero) fazer faz um bom tempo. Tudo o que eu preciso é de um cronograma a seguir. Pois bem, começou hoje! ;D

Eu amo canjica. Todo mundo que me conhece sabe da minha paixão por doces. Nem todos vão saber da minha loucura por canjica.... maaaaas, eu sempre espalho isso aos quatro ventos. e tem motivo: minha avó é cozinheira de mão cheia pra canjica. Sempre fazia pra mim. Sempre. E hoje eu fiz em homenagem a ela. No maior feeling *sou seguidora de vovó*. Ela não se lembra mais como faz canjica, mas ainda lembra de ligar aqui pra casa e dizer "saudade". Neto é filho. Vó é amor incondicional duas vezes. Vó, te amo tanto :)



Canjica da Vovó Alyete


  • É sempre bom deixar de molho desde a noite do dia anterior. Eu deixei 12 horas. Com 1/3 do normal de água de uma panela de pressão. Digamos, 4 copos de água ;)
  • Para cozinhar: Coloque mais 3 copos de água. Minha avó deixa uma hora, mas minha panela de pressão é beeem potente. Deixei 40 minutos, considerando a noite inteira de molho. Espera pegar pressão e conta 40 min. Põe na panela 3 pauzinhos de canela. Cozinha junto ;)
  • Quando já estiver sem pressão e puder abrir, ligue em fogo baixíssimo e, SEMPRE MEXENDO, coloque 1 litro e meio de leite, 1 garrafinha de leite de coco, coco ralado (de preferência do coco mesmo, mas não deu) - coloquei um saco e meio. Fiquei meia hora mexendo em fogo bem baixo. Um tempinho parava e já mexia de novo pra não agarrar no fundo da panela.
  • O grand finale é o leite condensado. Pois bem, como usei uma lata light, tive que colocar uma outra lata inteira pra pegar o gostinho. Logo, foram duas, sempre mexendo.
  • Com 40 minutos, eu levantei o fogo pra médio. Subiu logo a fervura e já engrossa bastante. SEMPRE mexendo, ainda mais com fogo mais alto. 
  • Uns oito minutos fervendo e eu apaguei. O ponto é a cremosidade. 
  • Sem esquecer que quanto mais a canjica esfria, mais grossinha ela fica. Portanto, no dia seguinte, coloque mais leite e espere levantar fervura de novo. Pode adicionar mais açúcar se quiser também.
Garantido pela família e pelo namorado que tá aprovado.
O bom é sentir o cheiro da canjica da vovó em casa. Geração passa e a canjica da família fica. That's the point =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário